Sobre Alimentação saudável

Sobre Alimentação saudável, sobre gastronomia, sobre a arte de comer bem…
Não tenho formação gastronômica, tão pouco em nutrição, mas arrisco meu palpite sobre a arte de comer bem…comer bem tem múltiplos sentidos… para alguns é comer muito, para a alta gastronomia parece ser comer sofisticadamente pouco…comer bem que para alguns é comer “coisas caras”, para outros coisas raras…para outros é comer a comidinha de mãe…

A comida é uma das coisas mais incríveis da sociedade, ela define culturas, ela é criação, ela cria memória, ela agrega, ela pode destruir, ela é história, ela transforma, ela se transforma conforme a “mão” do cozinheiro, ela nutre, ela sacia, ela é prazer…

Comer bem para mim significa experimentar, equilibrar, descobrir, redescobrir, nutrir, respeitar e vivenciar.
Sendo assim, arrisco novamente meu palpite para falar sobre alimentação saudável. Saudável ao meu ver tem tudo a ver com equilíbrio..e alimentação saudável tem a ver com tudo aquilo (emoções e nutrições) que o alimento proporciona de forma equilibrada. Se for para ser saudável, que não seja erradicando um alimento que se gosta, que não seja abusando dele todos os dias. Se for para ser saudável que envolva o prazer, o descobrimento, o respeito, e a nutrição. Que cada alimento tenha seu lugar e o seu respeito.

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *